FRENTES Arquitetura
logo FRENTES
 
   
       
 

São Paulo não é MONO, é MULTI
Uma proposta para os Monotrilhos - 2013

O temor de parte dos moradores vizinhos aos monotrilhos quanto à degradação que estas infraestruturas poderão gerar é legítimo. O governo diz que eles são a “nova era”* do sistema de transportes da Grande São Paulo e as “autoridades” no assunto falam que a obra terá “tratamento paisagístico com o objetivo de formar um conjunto visual leve com ares futuristas”*. São discursos que não convencem a população afetada diretamente, que diz que os monotrilhos são o “novo Minhocão”*.

Camuflá-los com áreas verdes e implantar estações modernas ao longo deles vai atenuar o impacto na paisagem, mas não agregará nada de novo além da melhoria da mobilidade urbana, cada vez mais reivindicada pela população e “atendida” pelos governantes. Porém, a mobilidade “vendida” será inevitavelmente corrompida pelo imobilismo das velhas formas de pensar a cidade, o que é muito prejudicial ao seu desenvolvimento no âmbito do que elas deveriam ser.

São Paulo não é MONO, é MULTI. Isso significa que os monotrilhos não precisam ser “monouso”, mas sim terem propósitos contemporâneos, diversificados e heterogêneos. Imaginem ciclovias aéreas correndo paralelamente aos trilhos, caixas metálicas com teto jardim acopladas a sua estrutura e com diversos programas. No chão, pistas de skate, lojas, quadras esportivas e equipamentos diversos tanto no nível da rua quanto semi enterrados.

A cidade está perdendo mais uma oportunidade de realizar obras de infraestrutura combinadas com novos programas de usos, transformando-as em plataformas não somente com a função de deslocamento de um ponto a outro da cidade, mas de movimento, transformação e mudança ininterruptos. Nosso projeto para os monotrilhos é uma resposta a estas questões.


* ROSATI, César; GERAQUE, Eduardo (2013), " Obra do monotrilho de SP gera críticas; moradores temem degradação". Folha de São Paulo, 01 de Outubro. Página consultada em 14 de Outubro de 2013, http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1349923-obra-do-monotrilho-de-sp-gera-criticas-moradores-temem-degradacao.shtml

Ficha técnica

José Alves, out/2013

Ilustração: José Alves