FRENTES Arquitetura
logo FRENTES
 
   
       
 

Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz
Concurso de Projetos de Arquitetura e
Complementares para a Estação Antártica
Comandante Ferraz - EACF, 2013

AURORA

Na madrugada do dia 25 de fevereiro de 2012, a Estação Antártica Comandante Ferraz foi destruída por um incêndio devastador, revelando a sua vulnerabilidade. Tanto no sentido material quanto no emocional, foi uma grande perda. Além de muitos trabalhos de pesquisa terem se reduzido às cinzas, dois ocupantes, um suboficial e um primeiro-sargento, morreram combatendo o fogo.

A perda da antiga estação ofereceu uma oportunidade para que novos ares fossem soprados, reavaliando-se o futuro de nossas instalações polares através da nova Estação Comandante Ferraz, onde a tecnologia combinada com um ótimo design sustentável, proporcionará o bem estar dos seus ocupantes, protegidos das condições extremas de frio tanto físico quanto moral que as regiões glaciais lhes impõem.

Implantamos a Estação na direção Norte/Sul e dentro dos limites das zonas já impactadas (Zonas de Uso 1 e 2), sendo metade do seu corpo situado sobre a projeção de ocupação da estação incendiada.

Respeitando o clima inóspito da região, realizamos um projeto flexível, adaptável às demandas e programas futuros. Tivemos como ponto de partida a idéia de criarmos um módulo autonomo de 6 X 6m, cujos elementos estruturais possuem 6m de comprimento ou são múltiplos disso, constituindo-se num sistema construtivo muito simples, racional e de elevado nível de industrialização. Além disso, para minimizar o impacto do contato dos módulos com o solo e para absorver a sua dinâmica peculiar, adotamos um sistema fundações inovador. Como resultado do vínculo entre módulos típicos e seguindo uma lógica racional de distribuição do programa, tivemos como produto uma Estação de forma compacta de maneira que o conjunto edificado permitisse:

1. Ótima logística de embalagem, transporte e de montagem
2. Construção por etapas
3. Facilidade de ampliação, acoplamento e integração com módulos adjacentes e futuros
4. Atualizações das instalações e sistemas prediais ao longo de sua vida útil através da criação de espaços generosos entre pisos (forros e shafts)
5. Facilidade de desmonte e “reciclabilidade”
6. Flexibilidade de adaptação, rearranjo, ampliação e realocação
7. Durabilidade a longo prazo perante as condições ambientais da Antártica
8. Ciclo de vida eficiente
9. Facilidade de manutenção
10. Resistência ao fogo a à corrosão ampliadas
11. Segurança dos usuários e alternativas para as saídas de emergência
12. Utilização de materiais nacionais ou encontrados facilmente no Brasil
13. Estanqueidade térmoacústica entre o meio interno e externo (envelope) e entre os ambientes internos (divisórias internas) através da setorização tanto sonora quanto de vibração entre os diversos usos e funções da Estação
14. Conservação de calor e energia
15. Trocas térmicas eficientes
16. Entrada de luz natural em todos os ambientes e uso seletivo da luz do sol
17. Não interferência dos fluxos eólicos e hídricos da água de degelo, bem dos limites de variação das marés (mesmo quando temos programa no pavimento térreo, já que quando isso ocorre, os pisos não tocam o solo, preservando uma boa distância)
18. Design sustentável
19. Ótima performance humana

Através destas características intrínsecas, este projeto para a nova Estação Comandante Ferraz estimulará a concentração e a criatividade dos pesquisadores e equipes de apoio, além do senso de solidariedade e cooperação entre todos. Sobretudo, vai estimular o desenvolvimento científico tendo a sustentabilidade como fio condutor, tema fundamental e de urgência considerável no contexto da Antártica. E se há algo ainda a arder, que seja o espírito humano, na aurora de um novo começo!

Ficha técnica

Arquitetura: José Alves + Juliana Corradini

Equipe:
Xavier Seurre
Camila Nogueira
Luiz Gustavo Sobral

Consultores:
YCON estrutura e sistema construtivo
PEDRO LINS engenharia de materiais
DYNAMIS geotecnia e geologia
PHE instalações elétricas, hidráulicas, telefonia, segurança e proteção contra incêndio
JUGEND controle predial, automação e T.I.
CONTRACTORS instalações eletromecânicas
AKKERMAN acústica
AMBIENTAL conforto ambiental e geração de energia