FRENTES Arquitetura
logo FRENTES
 
   
       
 

Reforma de apartamento em Perdizes
São Paulo, SP
2008
75 m2

A obra foi realizada em um pequeno apartamento de 75 m2 com dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área de serviços, situado em um antigo edifício de dois andares no bairro de Perdizes, em São Paulo.
Mais do que tratar a reforma dando ênfase às mudanças nos acabamentos de pisos e paredes, nossa prioridade foi dar um caráter espacial único ao apartamento, já que o proprietário dispunha de um mínimo de verba para a execução da obra. Para isso, nossa primeira ação foi reformular o layout do espaço através da abertura da cozinha para a sala e do aumento da área social pela demolição da parede de um dos quartos, deixando o apartamento com somente um dormitório, já que os clientes são um jovem casal sem filhos.
Verificamos que o apartamento possuía forro leve nos quartos, cozinha e sala. Oportunamente o substituímos por um novo forro de Drywall, inusitadamente acompanhando a inclinação das águas do telhado existente (o apartamento está situado no último andar), aumentando significativamente o pé-direito. Para o isolamento térmico utilizamos manta de lã de rocha ensacada entre o gesso e as telhas. Além do forro facetado e intrigante, o destaque da intervenção é a iluminação, realizada através de plafons de policarbonato alveolar com formas aleatórias.

Ficha técnica

Arquitetura: José Alves + Juliana Corradini