FRENTES Arquitetura
logo FRENTES
 
   
       
 

Residência na Vila Madalena
São Paulo, SP
2006
370 m2

Essa residência localiza-se numa rua tranqüila da Vila Madalena e foi projetada a partir de uma construção que já existia. A proprietária comprou o imóvel ao lado do seu, a fim de demolí-lo e incorporar o lote para que pudesse ampliar a sua casa.

Fizemos o projeto de junção de um novo corpo de estrutura metálica acoplando-o ao bloco existente. Para integrar melhor os espaços internos e externos do térreo, removemos uma série de pilares localizados na borda da casa voltada para o jardim e os substituímos por uma viga de reforço, constituída por um perfil metálico de alta resistência chumbado ao longo da viga de concreto existente que amarrava os pilares removidos, deixando todo o vão livre. Assim, pudemos instalar grandes portas de correr totalmente transparentes.

No segundo pavimento temos grandes aberturas voltadas para o jardim e todos os sanitários com pátios internos e iluminação zenital. Além das generosas portas de vidro, há venezianas que escurecem a suíte principal e a protege da incidência solar que a casa recebe nesta face durante o dia.

Finalmente, otimizando a ocupação do lote da melhor maneira possível, aproveitamos toda a cobertura da casa com um imenso deck de madeira, jardins suspensos e uma piscina. Definitivamente não é uma casa enfadonha, pois cada pavimento tem uma atração para nos fazer esquecer da atribulada vida lá fora.

Ficha técnica

Arquitetura: José Alves + Juliana Llussá

Estrutura: Sérgio Oliveira (Oficina de Arquitetura e Estrutura)